fbpx
2015 já começou, mas ainda dá tempo de conferir o que estará em alta no ano quando o assunto é marketing de conteúdo. Para te ajudar, separei alguns insights de várias instituições da área, como o Content Marketing Institute, Hubspot, Outrigger Media e Adexchanger. Confira essas 10 tendências do marketing de conteúdo para 2015 junto com minhas dicas práticas para cada tendência.

Conteúdos realmente relevantes 

Quem gosta de receber conteúdos irrelevantes? Em 2015, as empresas devem estar mais conscientes e preparadas para gerar conteúdos que sejam realmente interessentes a seus públicos. Publicando materiais aleatórios sem nenhuma estratégia, você vai jogar contra sua marca.

Uma dica para sua empresa: Comece utilizando a ferramenta de palavras-chave do Google para ver quais palavras-chave estão sendo pesquisadas nos motores de pesquisa relacionadas a sua marca. Feito isso, faça alguns telefonemas para alguns clientes e potenciais clientes e pergunte para eles que tipo de conteúdos eles andam gostando na internet e quais gostariam de ver em seu site/blog. Combinando essas duas etapas, fica fácil e rápido determinar quais conteúdos darão melhor experiências para seu público. Precisa de ajuda?

Marketing de conteúdo efetivo começa com estratégia

“Marketing de conteúdo dá resultado?” Não adianta você escrever conteúdos sem objetivos e metas. Seu marketing de conteúdo precisa ser visto como uma ferramenta de sua empresa para ajudá-la a atingir seus objetivos. Se você não sabe como e quanto seu conteúdo ajudará você a atingir seus objetivos, você está perdendo tempo.

Uma dica para sua empresa: Converse com a direção / gerência de sua empresa e entenda quais são as metas para o semestre (se não há metas, defina elas antes de começar a escrever conteúdo!). Todos as metas para o marketing de conteúdo que você determinar têm que ser focadas em contribuir para os objetivos da empresa. Além disso, quando você for definir suas metas, lembre-se de definir metas CLARAS e QUANTITATIVAS (ou seja, que envolvam números e datas para tornar as metas mensuráveis).

Um exemplo de meta para contribuir com objetivos de faturamento: Determine que, por exemplo, no primeiro mês você quer “Lançar 10 posts no blog”, “Publicar 2 videos” e “2 estudos de caso” para “gerar 20 leads” e “5 contatos para a área comercial”.

Um exemplo de meta para contribuir com objetivos de rentabilidade: Determine que, por exemlo, no primeiro mês, você vai “Lançar 10 posts no blog”, “publicar 1 vídeo” e “10 estudos de caso” para “reduzir o custo por venda em 20%.

Mídia paga

Apesar de já ser uma realidade em outros países, aqui no Brasil as empresas ainda estão começando a perceber a importância de investir na mídia digital. Principalmente nas pequenas e médias empresas, investimentos em midia digital como anúncios no Facebook ou no Google AdWords costumam ter uma relação custo/benefício infinitamente melhor que as mídias tradicionais como rádio e TV.

Uma dica para sua empresa: Experimente investir R$ 50,00 no Google e R$ 50,00 no Facebook para testar o impacto dessas mídias em sua empresa. Você pode fazer o investimento sem ajuda de agências ou consultores, porém eu estou aqui para te ajudar.

Vender ainda é importante, mas…

Se toda sua comunicação for focada em “pra ontem”, você estará perdendo a maior oportunidade do marketing de conteúdo. Sim, ele vai te ajudar a vender mais em curto prazo mas o principal benefício dele é nutrir o relacionamento com quem já conhece sua marca e iniciar uma conversa mais próxima com quem ainda não conhece. É preciso mostrar uma preocupação maior do que apenas vender. Grandes resultados no marketing de conteúdo vêm quando você acostuma seus clientes a receberem conteúdos úteis que, na prática, os ajudam a resolver seus desafios. É aí que você passa a ser percebido menos como uma “empresa que quer te vender algo”, e mais como um “professor que quer te ajudar”. Em quem você confia mais – em uma empresa ou em um professor para te dizer o que é melhor para você e sua empresa?

Uma dica para sua empresa: Desenhe o seu Funil de Marketing e Vendas – ou seja, o processo pelo qual seu marketing de conteúdo contribui com cada etapa do relacionamento com seus leads (veja o exemplo abaixo).

 

nicolasbueno.com funil-de-marketing-e-vendas

Mobile

No Brasil, o número de celulares e tablets com acesso móvel à internet já é maior do que o de computadores. Por isso, é impossível ignorar a força dessas novas plataformas de comunicação. Sua empresa tem os conteúdos adaptados para essas plataformas? Se ainda não, é bom pensar nisso o quanto antes.

Uma dica para sua empresa: sempre teste suas páginas e conteúdos em dispositivos móveis. O mínimo aceitável hoje em dia, é testar tudo em iPhones, iPads, telefones e tablets Android. Utilize o Google Analytics para visualizar qual a porcentagem de seu tráfego que está sendo gerada por dispositivos móveis. É bem provável que esse número seja superior a 20% e ele crescerá bastante em 2015. Se você precisar de ajuda, me mande um e-mail!

Repense seu e-mail marketing

O e-mail marketing é um canal que aproxima a empresa do cliente e ainda funciona muito bem. O desafio é se desapegar de modelos antigos, como a propaganda por e-mail, por exemplo, e concentrar as ações no envio de conteúdo relevante para nutrir o relacionamento com seus leads e levá-los para a próxima etapa no Funil de Marketing e Vendas (veja a figura no item 4 desse post).

Dicas para sua empresa:

a) Acabe já com a propaganda por e-mail.

b) Configure uma ferramenta como o MailChimp para enviar e-mails automáticos para seus leads com base em seu comportamento no seu site.

c) Pare de comprar listas de e-mails. Enviar e-mails para quem não aceitou recebê-los vai apenas prejudicar sua marca.

d) Organize suas ações de conteúdo (inclusive e-mail marketing) como parte de campanhas de conteúdo e não como ações isoladas. Por exemplo, pare de enviar e-mails para “vender o produto X” e comece a pensar nas etapas que seu cliente fará até estar pronto para a compra como, por exemplo, envie uma campanha de e-mail marketing para divulgar um post no seu blog sobre “5 dicas para reduzir custos em telecom” e, para aqueles que clicarem, ofereça um segundo material como, por exemplo, “Como tornar sua telecom mais inteligente – baixe o guia em PDF”. E, para quem baixar esse guia de exemplo, mande um e-mail com um estudo de caso na área de telecom. Assim, os potenciais clientes que navegarem por essas 3 etapas estarão muito mais peparadospara comprar de você do que se você tivesse fazendo apenas propaganda. Precisa de ajuda?

Menos publicidade

Estamos sujeitos a milhares de anúncios e conteúdos todos os dias. É cada vez mais difícil de sua marca chamar atenção de seu público com propaganda.

Uma dica para sua empresa: No lugar dos anúncios tradicionais, ganha espaço com conteúdo engajador. Faça o que eu sugeri na dica de número 1 desse post e comece a correr para produzir conteúdos incríveis para seu público!

Mais investimento

Notícia boa para quem trabalha na área: segundo o relatório 2014 Content Marketing Benchmarks, 58% dos profissionais de marketing B2B pretendem aumentar seu orçamento de marketing de conteúdo em 2015. Isso significa que muitas empresas já estão sentindo os benefícios dessa estratégia.

Dica para sua empresa: experimente diferentes canais digitals para sua comunicação. Observe os resultados de perto e aumente seu orçamento nas mídias e conteúdos que mais trouxerem resultado

Apelo Visual

Com uma diversidade muito grande de conteúdo na internet, é preciso achar caminhos para se destacar no meio da multidão. Um conteúdo com a parte visual mais destacada tem muito mais chance de ser consumido. 67% dos consumidores são mais atraídos por imagens do que apenas pelo texto. Por isso, investir em infográficos, ilustrações, vídeo etc. é algo que vem pra ficar.

Dica para sua empresa: inspire-se com esses 20 designs incríveis para WordPress.

Mais Videos

A permanência de um usuário em algum site pode ser multiplicada em seis vezes quando há vídeos. Isso por que os materiais são muito mais atrativos  e retém a atenção das pessoas. Um estudo feito pela Outrigger Media aponta que uma a cada quatro empresas já tem alguma estratégia voltada para o YouTube em seu plano de marketing.

Dica para sua empresa: faça como meu cliente Scopi e comece a gravar vídeos relevantes para seu público.

 

Espero que essas 10 tendências do marketing de conteúdo para 2015 ajudem você a gerar mais resultados para sua empresa com o marketing de conteúdo. Para receber posts como esse direto em seu e-mail, assine aqui a newsletter.

 

Precisa de ajuda em sua empresa? Vamos conversar