fbpx

Já ouviu falar nessa coisinha chamada Google? Você sabe… onde 1.17 bilhões de pessoas buscam informações todos os dias? 

Antigamente, a batalha por novas vendas entre as empresas geralmente era vencida por quem tinha mais orçamento para investir em publicidade e propaganda. Hoje em dia, graças a ferramentas como o Google, vivemos tempos diferentes. Vivemos na era do Marketing Digital – onde a criatividade é muito mais importante que o orçamento de suas campanhas. Isso representa uma oportunidade de crescimento gigantesca para as pequenas e médias empresas. Eu criei esse artigo com 7 ferramentas de Marketing Digital da Google para ajudar você a conquistar clientes na internet.

 

Conheça essas 7 ferramentas de Marketing Digital da Google para ajudar sua empresa

 

Para ajudar você a utilizar 100% do potencial de marketing do Google a favor de sua empresa, eu escrevi esse resumão com as ferramentas que você deveria estar utilizando

1) Google My Business

Que tal anunciar sua empresa gratuitamente no Google? Não é brincadeira. Tudo que você precisa fazer é solicitar sua listagem no Google My Business (antigamente conhecido como Google Places) para que seu negócio apareça nos resultados de pesquisa do Google.com e do Google Maps. Veja um exemplo na tela abaixo. A GVT e a Vivo pagam investem muito dinheiro em anúncios no Google e, mesmo assim, o provedor Giga Internet consegue aparecer com destaque sem pagar nada por isso usando o Google My Business. Essa é uma estratégia bastante efetiva de Marketing Digital, principalmente para empresas com atuação local (como provedores de acesso à internet).

ferramentas de marketing digital nicolasbueno.com
Caso você ainda não tenha solicitado sua listagem no Google My Business, comece aqui. Essa é uma maneira 100% gratuita de fazer com que sua empresa seja encontrada no Google.

Conheça a Ementa do nosso curso de Marketing e Vendas de Alto Desempenho para ISPs.

2) Página no Google+

A rede social Google+ sem dúvida não foi um grande sucesso como Facebook, Twitter, Instagram e outras. Porém, caso sua empresa seja um negócio local (provedor de internet, restaurante, varejo, prestador de serviços, etc), é fundamental que sua página esteja atualizada pois ela será linkada a sua listagem no Google My Business. Ou seja, as pessoas que virem sua empresa no Google My Business terão acesso também a sua página no Google+. Caso você ainda não tenha feito sua página no Google+, crie-a e poste conteúdos uma vez por mês para ajudar a causar uma boa primeira impressão com seu Marketing Digital.

3) Google Webmaster Tools

Essa é uma das ferramentas de Marketing Digital mais valiosa. Quer saber com detalhes como anda a saúde do seu website aos olhos do Google? Basta você criar uma conta no Google Webmaster Tools. O Google Webmaster Tools vai alertar você quanto a quaisquer problemas que possam dificultar que seu site apareça nos resultados de pesquisa. Além disso, o Google Webmaster Tools vai ajudar você a analisar com mais profundidade o tráfego de pesquisa de seu website para que você possa entender como e porque as pessoas estão encontrando seu website no Google. O vídeo abaixo contém uma visão geral sobre como o Google Webmaster tools pode ajudar você. Olha só:

4) Google AdWords

Para quem não sabe, o Google AdWords é o produto que mais gera receita para a Google globalmente e uma das ferramentas de marketing digital mais usadas. Você cria anúncios que miram em palavras-chave relacionadas ao seu negócios e seus anúncios aparecem quando alguém pesquisa por suas palavras-chave no Google (veja a tela abaixo). O custo dos seus anúncios depende da concorrência (outros anunciantes que têm anúncios mirando nas mesmas palavras-chave que você), mas o AdWords apenas debita seu o orçamento de suas campanhas quando alguém clica em seus anúncios.

ferramentas de marketing digital nicolasbueno.com2

É importante ressaltar que o AdWords pode rapidamente tornar-se uma estratégia de marketing digital relativamente cara pois ele gera tráfego rapidamente. É importante acompanhar os relatórios do Google AdWords para garantir que as pessoas que estão clicando em seus anúncios estão comprando seu produto, entrando em contato ou realizando ações valiosas para você. Do contrário, você vai pagar para trazer tráfego para seu website de pessoas que não estão interessadas em seu negócio e seu orçamento se esgotará rapidamente. Se você precisa de resultados em Marketing Digital com urgência, o Google AdWords é uma boa forma de começar.

Precisa de ajuda em sua empresa?

5) Google AdWords Keyword Planner

O Planejador de Palavras-chave do Google AdWords é uma ferramenta gratuita que permite que você saiba quantas vezes determinadas palavras-chave foram buscadas no Google. Com essa ferramenta, você vai escrever textos para seu Marketing Digital (seu site, blog, redes sociais, etc) usando as palavras que as pessoas mais estão pesquisando. Por exemplo, antes de escrever esse artigo, eu utilizei o Planejador de Palavras-chave para entender quais eram as palavras-chave relacionadas a “Google Marketing” mais buscadas. Veja só o resultado na tela abaixo. Para acessar o Google AdWords Keyword Planner, vá para adwords.google.com, faça login com sua cota do Google, clique na aba “Ferramentas” e vá para “Keyword Planner” ou “Planejador de Plavras-chave” (dependendo se sua configuração está em português ou em inglês),

ferramentas de marketing digital nicolasbueno.com 3

6) Google Alerts

O Google Alerts permite que você seja avisado(a) sempre que o Google encontrar resultados para palavras-chave que você especifica na web. Você se cadastra, cria uma lista de palavras-chave a o Google Alerts te avisa por e-mail sempre que encontrar um site com as palavras-chave na sua lista. Essa ferramenta é excelente para você saber o que as pessoas andam falando sobre você e seus concorrentes na web. Basta incluir o nome de sua empresa e de seus principais concorrentes no Google Alerts. Caso algun cliente tenha postado comentários negativos sobre sua empresa na internet, você pode usar o Alerts para notificá-lo e, então, entrar em contato com este(a) cliente para convertê-lo(a).

7) Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta grátis mais popular para análise de tráfego web no mundo. Com ele, fica fácil mensurar quais de suas campanhas e ferramentas de Marketing Digital estão gerando resultado, quais não estão, quais pessoas estão se interessando por seu conteúdo e porquê. Para começar a usar o Google Analytics, acesse www.google.com/analytics, cadastre sua conta, coloque o código de rastreamento do Analyics em seu website e pronto. Comece a usar o Google Analytics em seu website hoje mesmo e fique ligado(a) no  meu Blog pois em breve vou postar várias dicas sobre essa brilhante ferramenta.

ferramentas de marketing digital nicolasbueno.com 4

 

Gostou? Compartilhe! Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda em sua empresa? Mande uma mensagem.