fbpx

Ao tratar de marketing para provedores, fica claro que a maior parte dos ISPs não levam seu marketing a sério.

Você está satisfeito(a) com os resultados do marketing no seu ISP? Para te ajudar com isso, preparamos essas 5 dicas de marketing para provedores.

Não adianta criar campanhas com panfletos, facebook, vendas porta a porta, sms e email marketing sem que estas estejam relacionadas às metas da sua empresa. Se o seu provedor ainda não trabalha com metas em todos os setores, leia este artigo.  

marketing para provedores 1

Ter um bom produto e/ou serviço não é o bastante para aumentar suas vendas ou fazer com que os clientes permaneçam com você por um longo período de tempo.

Não basta você crescer todo o mês, você precisa crescer mais rápido que os seus concorrentes e o marketing possui diversas ferramentas para te ajudar com isso.

E aqui vão nossas 5 dicas de marketing para provedores para acelerar o crescimento do seu ISP.

1) Marketing para Provedores focado em atingir metas

É muito importante que, antes de você iniciar o planejamento das ações de marketing do seu provedor de internet, você tenha metas claras para todos os setores da empresa.

Estas metas devem ter número (este será seu indicador de performance) e data (este será o seu prazo). Confira neste link o nosso artigo sobre metas.

 marketing para provedores 2

2) Atendimento diferenciado

Não adianta você fazer panfletagens, anúncios em rádios ou carros de som, anúncios online e etc, se o seu atendimento não superar as expectativas dos clientes. Lembre-se disso: Seu maior marketing está com a bunda sentada na cadeira atendendo os seus clientes.

Manter os clientes já existentes é muito mais rentável do que atrair novos. Se você quer saber como melhorar o seu atendimento, confira nosso artigo que trata especificamente do assunto.

 

 marketing para provedores 3

3) Medir os indicadores certos acelera o Marketing para Provedores

Muitos provedores de internet querem fazer campanhas de marketing sem medir o desempenho de sua equipe de vendas. Já houve casos de ISPs que contrataram nossa consultoria para provedores de internet estarem recebendo 800 ligações mensais para falar com vendas, porém fechavam apenas 100 planos de internet por mês.

Isso quer dizer que, nesse caso, o melhor investimento possível em marketing para provedores é treinar a equipe de vendas para melhorar o aproveitamento das ligações que já são recebidas. Medir a Taxa de Conversão Receptiva de Vendas e Upgrades (ler artigo sobre melhorias no atendimento). O segundo indicador que você precisa medir é o NPS (ler artigo sobre pesquisa de satisfação). Fazendo uma pesquisa NPS a cada três meses você consegue facilmente resolver os problemas reportados pelos clientes que em breve iriam se transformar em cancelamentos. Imagine o poder de ter uma bola de cristal que indica quais são os clientes que estão prestes a cancelar o serviço e porquê.

 

marketing para provedores 4

 

4) Aumentar as vendas dos planos com maior mensalidade

Um dos pontos muito importantes do marketing para provedores é conseguir aumentar o seu ticket médio.

Para vender os planos com maior ticket médio mensal, é importante que seu provedor de internet ofereça aos assinantes atrativos comerciais que impulsionem as vendas destes planos. Alguns exemplos são:

  • Incluir um roteador wifi de alta qualidade nos planos com maior banda
  • Criar uma taxa de instalação reduzida para os planos com maior banda
  • Incluir roteador e troca do roteador caso estrague por conta da empresa nos planos mais altos
  • Incluir opções de combo para venda de SVAs (serviços valor agregado)

marketing para provedores 5

5) Aumentar os upgrades com Marketing para Provedores

O marketing para provedores vai te ajudar a aumentar seus upgrades. É muito interessante fazer campanhas utilizando mídias que atingem sua base atual de clientes – como e-mail marketing, SMS e ligações pessoais. Ah, e na hora de lançar novos planos de internet, você deve ter cuidado para não perder receita com os clientes que têm planos antigos, segue um rápido passo a passo para te ajudar com lançamentos de novo planos:

  • Passo 1: Cadastrar os novos planos no seu sistema gerencial
  • Passo 2: Ligar para todos os seus clientes que têm planos com mensalidades superiores aos menores planos que você está prestes a lançar. Estas ligações serão feitas para garantir que o maior número possível de clientes mude para planos com maiores mensalidades antes de você anunciar os novos planos para o público em geral. Quando ps atendentes forem ligar para os clientes, é muito importante que eles digam o seguinte: “Por mais x reais na sua mensalidade você vai ter o dobro da velocidade.” ou “Por mais x reais na sua mensalidade você terá y mega a mais de velocidade.”
  • Passo 3: Realizar uma campanha de marketing de alto impacto em um curto intervalo de tempo para anunciar os novos planos ao mercado. Essa campanha de lançamento precisa ser rápida pois, assim que seus concorrentes souberem de seus novos planos, muito provavelmente irão aumentar os planos também. Sendo assim, é importante pegá-los de surpresa com um campanha de curta duração e altíssimo impacto na região de atuação

 

marketing para provedores 6

Saiba mais sobre a nossa Consultoria para Provedores de Internet.

Artigos recomendados para você